Não sei se já ouviram falar da sindrome de burnout. Pelo que tenho lido, diz que é uma resposta do ser humano ao stress crónico no trabalho. Esta doença não se limita ao período de stress em si, mas à perda da capacidade de lidar com a tensão no trabalho, levando a um cansaço permanente e a uma produtividade muito reduzida, quando não eliminada na totalidade.
Hoje quero partilhar com vocês um artigo da Seresco, empresa tecnológica especializada em Portugal em outsourcing em processamento salarial e gestão administrativa de Recursos Humanos, que achei interessante. São algumas dicas para ajudar a reconhecer os sinais de burnout nos trabalhadores:
- Ser excessivamente emocional. A montanha-russa de emoções e sentimentos; a perda de paciência, com tudo e com todos ao redor; o choro sem razão aparente e o exagero nas reações a problemas ou situações diárias.
- Esquecimento ou dificuldade de concentração. Esquecer conversas, ações, tarefas se estão feitas ou não, dificuldade em focar a atenção em reuniões ou conversas e o dispersar da atenção sem memória do que foi tratado.
- Perder a alegria e a vontade de fazer coisas. As idas para o trabalho, ou desde casa, as tarefas a executar, as saídas para almoçar ou jantar, ou um simples passeio no fim-de-semana, passam a parecer tarefas muito extenuantes e perde-se a motivação e vontade de as fazer.
- Sentimento de exaustão permanente. Mental, física e emocionalmente. O sono fica alterado e apesar do sentimento de exaustão, existe irregularidade no sono e insónias.
Formas de evitar o burnout para os seus colaboradores e para si
- Defina o horário de trabalho e respeite-o. Incentive os funcionários a definir horários de trabalho específicos, que se apliquem ao trabalho no escritório e remotamente em casa e respeite-os, ou seja, não envie mensagens não urgentes fora de horas. Vá mais longe e recomende aos seus colaboradores uma zona livre de dispositivos em casa, para usufruir enquanto estiver com a família. O nosso cérebro necessita de cerca de 20 minutos para se reorientar após uma interrupção e o som de mensagens do telemóvel, pode ser qualificado como interrupção. Crie oportunidades diárias para o cérebro não estar ligado.
- Estabeleça um período de folga. Certifique-se de que cada um dos seus funcionários tenha um verdadeiro dia de folga. Seja generoso com os dias de férias - isso inclui domingos! Certifique-se de que eles saibam que está tudo bem em desativarem todas as notificações e, até mesmo, os seus dispositivos durante o tempo de inatividade. Apoie-os na construção de sistemas e equipas bem coordenadas, que permitam que se desconectem sem se sentirem culpados ou insubstituíveis.
- Permita um agendamento flexível. Permita que os funcionários definam um cronograma que funcione com o seu estilo de vida. Funcionários com filhos precisam de horários diferentes daqueles que não têm filhos pequenos para cuidar. É claro que o telefone do escritório precisa ser atendido, mas certifique-se de que a sua equipa possa flexibilizar o tempo no escritório e em casa conforme necessário.
- Seja claro. A falta de comunicação é tão frustrante quanto a má comunicação ou excessiva. Aprenda o estilo de comunicação que a sua equipa melhor recebe e necessita e use-o sempre que possível. Seja consistente e desenvolva a confiança da sua equipa para que saibam exatamente o que pretende comunicar, sem questões dúbias. Seja conhecido como bom ouvinte, também. Na comunicação, ouvir é tão importante quanto falar.
- Delegue responsabilidade e reconhecimento. Agende reuniões individuais regulares com colaboradores. Ajude-os a criar metas que os ajudarão a crescer na empresa e com a empresa, e a celebrarem esses objetivos quando os alcançam. Certifique-se de que os seus colaboradores saibam que está do lado deles, e que o seu sucesso profissional e pessoal é valorizado pela empresa.
- Equipe a sua equipa. Certifique-se de que a sua equipa tem o que precisa para realizar o trabalho. Tecnologia arcaica, equipamentos obsoletos apenas retardam o processo de realização do trabalho, deixando a sua equipa frustrada e o seu tempo e capacidades subaproveitados. Pergunte aos colaboradores o que precisam para otimizar o trabalho e forneça o máximo de suporte possível.
- Crie um ambiente positivo. Trone o local de trabalho divertido. Isso será diferente em cada organização: celebre aniversários e marcos com uma festa, proporcione momentos de networking, eventos de kickoff, entre outros.
E por hoje é isto. Espero que vos tenha sido útil!
Um bom documento Isa
ResponderEliminarque alertar é bom *.~`)))
Bom e belo dia com alegria, beijinhos.
Já ouvi falar e é sempre bom estar atenta!
ResponderEliminarBom artigo.
Bom dia.
http://www.opecadomoraemcasa.pt/
Já estive lá quase até que fui de férias. Não é fácil...
ResponderEliminarBelo alerta ,bem importante prestar atenção! beijos, chica
ResponderEliminarmuito interessante essas dicas, adorei a postagem
ResponderEliminarbeijo
A mina de fé
Muito interessante, Isa!
ResponderEliminarwww.amarcadamarta.pt
Que não me lembro de já ter ouvido falar, mas adorei a sua partilha
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem Post Novos Diariamente
Uma excelente informação .)
ResponderEliminar-
Em cada ramo, um sentimento versátil...
Beijos e uma boa tarde.
É mesmo importante estarmos atentos aos sinais. A nossa saúde agradece
ResponderEliminarQue post maravilhoso, atentando demais a algo que as vezes deixamos passar despercebido
ResponderEliminarBeijos
www.pimentadeacucar.com
Macau tem a mais elevada taxa de suicídios de sempre
ResponderEliminarBem interessante esse artigo...
ResponderEliminarhttps://www.blogdamari.com.br/
Ou quem seja cuidador de alguém... está sujeito a sintomas bem idênticos...
ResponderEliminarPosso dizer que conheço muito bem os sintomas...
Excelente post, Isa! Beijinhos
Ana